CCCM - Voltar à página inicial
CCCM
Centro Científico e Cultural de Macau, I.P.
Ministério da Educação e Ciência

Publicações

Actas, Catálogos e Outros
Entre 1997 e 1999, na fase de instalação do CCCM, foram editados três Catálogos de Exposição e o Guia do Museu, em língua portuguesa e inglesa.

A primeira publicação do CCCM, de 1997, é o Catálogo de Exposição Cartografia de Macau – Séculos XVI e XVII. O projecto, investigação, organização e texto é de Luis Filipe Barreto reproduzindo 23 mapas portugueses. Em 1998 surge o segundo catálogo de exposição intitulado Fernão Mendes Pinto e os Mares da China sob a também responsabilidade científica de Luis Filipe Barreto.

Em 1999 foi editado o Guia do Museu, da autoria de Luis Filipe Barreto e Maria Manuela d’Oliveira Martins e ainda nesse mesmo ano o catálogo de exposição Os Fundamentos da Amizade – Cinco Séculos de Relações Culturais e Artísticas Luso-Chinesas coordenado por Fernando António Baptista Pereira.

Entre 2000 e 2006 foram editados dois catálogos de exposição: Cerâmicas de Timor Loro Sa’e – José Duarte Correia Arez e O Chá da China. Uma Colecção Particular – Luis Graça (ed. bilingue, Português/Inglês).

Em 2007, com o apoio da FCT, e para além das três edições, do Manual e das Fontes, já indicadas, o CCCM produziu também dois Catálogos de Exposição, ambos em edição bilingue português/inglês.

O Espelho Invertido: Imagens Asiáticas dos Portugueses 1500-1800 da autoria de Jorge Flores e Macau: O Primeiro Século de um Porto Internacional da autoria de Jorge dos Santos Alves são dois catálogos de exposição, aos moldes de relatório do estado de investigação, nacional e internacional, acerca das Relações Interculturais Europa – Ásia e da História de Macau nos séculos XVI e XVII. Catálogos com preocupações didácticas e de utilidade social de conhecimento, que tornam acessível ao grande público saber actualizado e especializado.

Ao longo de 2008 e 2009 o CCCM vai editar, em língua inglesa, as Actas dos Colóquios Internacionais que organizou acerca de Macau no Período Ming e da Vida, Obra, Época de Tomás Pereira S.J. bem como o catálogo da exposição acerca de Tomás Pereira S.J. e outros catálogos de exposições.
Copyright © 2008 Centro Científico e Cultural de Macau - Aspectos técnicos e legais - Ficha Técnica Símbolo de Acessibilidade na Web D